Coluna social DuBaiano: Venha conferir a cobertura completa do lançamento do primeiro livro de contos do autor baiano, Paulo Daltro.

11/12/2014 21:50


As 121 páginas do primeiro livro de Daltro são de coragem e, de certo modo, audácia. "Estava inseguríssimo. Estava mais, antes, na verdade. Agora estou mais aliviado, mas seguro, feliz com aceitação dos leitores''. A ansiedade de quem hoje se insere ao seu currículo artístico o ofício de escritor, além de ator e professor, faz parte, quem não sente, está mentindo.



Desde que eu sair da cidade do Salvador, Bahia, eu sabia que imbuia em mim a necessidade de escrever, que tudo que eu vivi e presenciei na minha terra, ia virar alguma coisa. E virou: BAIANOS DE TODOS OS SANTOS. Eu sempre tive vontade de escrever. Aconteceram coisas muito loucas, divertidas, dolorosas e surreais em minha vida, até mesmo depois que inicie um novo ciclo, em São Paulo, logo depois, Miami e por fim, Dubai - porque, apesar de eu ter saído da Bahia, a Bahia nunca saiu de mim, de dentro de mim. Este livro é fruto de uma espécie de retrospectiva, da minha vida - apesar de não ser uma autobiografia, é impossível não ter um pouco de nos autores, em nossas obras - eu já não sei o que é ficção e o que é realidade. Passei seis anos escrevendo esses 7 contos. Decidir publicar, porque eu sabia a real consciência do quanto o que eu tinha em mãos era forte.


 A ideia surgiu quando a saudade, da minha terra, bateu - faziam dois anos que eu não tinha visto a minha família e que não fazia uma visita a Salvador - por esse motivo, decidi escrever sobre o meu povo, a minha terra e a cultura dessa gente. A minha cabeça não parava, eu estou sempre construindo histórias, até que um dia eu me dei conta, que eu tinha muitas histórias arquivadas, e não sabia, qual publicar, então decidir lançar um livro de contos, reunindo aquelas que eu considero, as minhas melhores narrativas. Essa foi a forma que eu encontrei para amenizar essa saudade, e claro, o resgate das lembranças da minha infância, foram inevitáveis. Por isso nasceu a ideia de escrever esse livro e enfrentar a prova de fogo do conto e assim, publicar um livro de contos. Esse projeto foi um desafio para mim e eu precisei de muita malícia para contar em poucas páginas algumas histórias. Um livro de contos não é exatamente simples de escrever (é o que dizem os contistas), principalmente histórias de ficção.

SOBRE O LIVRO

Sinopse: Em cenários diversos, os contos se passam em diferentes bairros da cidade do Salvador, uma série de personagens carismáticos, guiados e conduzidos pelos seus desejos, pelos seus instintos, movidos a forças estranhas e essas forças, que movem a vida desses baianos, são mais estranhas do que imaginamos. Um jovem que provoca a sua própria morte ao tentar matar o seu irmao gêmeo na disputa pelo amor de um turista. Um medico que descobre o sentido da vida ao perder alguns de seus sentidos. Pai e filho adotivos desenvolve uma paixão, uma babá acaba desarmando quatro ladrões usando apenas duas armas, a sedução e uma arma de brinquedo. E os bastidores de um dos camarotes mais badalados do Carnaval de Salvador. Um livro de ficção, com historias fortes, combinada a situações da vida real, bem descritivas das características de Salvador, mas, que, ao mesmo tempo, tem coisas profundas sobre o ser humano. São histórias que o autor ouviu falar, sonhou e até viveu. 


 O lançamento, apesar de ter sido programado para começar as 19hs, as 18:30 já tinham amigos me esperando. O coquetel de lançamento foi na Blooks Livraria do Shopping Frei Caneca, em São Paulo.


 O coquetel de lançamento contou com presença de grandes amigos, e cada um desses amigos, foram peças fundamentais durante a minha trajetória de vida - e são. Cada um de alguma forma colaborou para que esse livro nascesse. Eu acredito que mais que um lançamento de uma obra de um autor, essa noite foi uma reunião de antigos e novos amigos. Foi um reencontro magico.

Sim, o lançamento foi um SUCESSO - que felicidade meu Deus. Quando fazemos algo para os amigos, o sucesso é garantido, e falo isso com propriedade, porque além de ter sobrado apenas três exemplares, o evento foi até as 22:30, ultrapassando o horário de funcionamento da Livraria - tive motivos de sobra para comemorar e comemoramos não, foi turma?!

 

 Gostaria de agradecer a presença de todos, amigos, leitores e familiares por me proporcionar um dos momentos mais especiais da minha vida. Um brinde por mais um sonho realizado.  


P.S. só faltou você meu amor! 

 

"Cada membro da comunidade LGBT que se empõe, nos liberta. Eu decidi me impor através da literatura e você?!"

Paulo Daltro

Abs: foram mais de 500 registros, amanha postarei no face, a foto individual, com cada amigo e leitor - as fotos ficaram incríveis. 

 

Contato

DuBaiano (11) 98260-7622 Dubaiano@Icloud.com